Notícias

SAAE BM realiza palestra de conscientização ao Novembro Azul


Publicado em: 29/11/2017 10:20 | Fonte/Agência: SAAE BM | Autor: Assessoria de Comunicação

 

SAAE BM realiza palestra de conscientização ao Novembro Azul

Campanha de prevenção ao câncer de próstata é promovida pela autarquia

Novembro é o mês de campanha à prevenção e tratamento às doenças masculinas, sobretudo, o câncer de próstata. Dessa forma, diversas entidades realizam ações que promovam a importância do debate e conscientização dos cuidados médicos. Assim, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barra Mansa, pensando na saúde do funcionário promoveu uma palestra sobre a prevenção ao câncer de próstata devido ao mês de campanha Novembro Azul. Realizada na última sexta-feira (24) no auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Nova, os funcionários puderam acompanhar o espaço que aconteceu às 9h e 14h.

O enfermeiro palestrante, Fernando Monteiro Almeida, atuante no Plano de Saúde Familiar Monte Cristo, em Barra Mansa, comenta sobre o evento. “Achei muito importante, porque os funcionários debateram o tema e conseguiram expor e tirar suas dúvidas. Foi muito importante e válido esse espaço”.

Cerca de 100 funcionários da autarquia, utilizando o laço azul - símbolo da campanha -, compareceram à palestra. O Gerente de Coleta de Resíduos da Coordenadoria de Resíduos Sólidos (CRS) do Saae, Isaías Gomide Monteiro, afirma que a atividade permitiu obter um momento de reflexão e esclarecimento.

”Acredito que com a presença de um profissional foi possível entender algumas informações. Foi um ganho para os funcionários, visto a preocupação que a administração ao oportunizar, com essa e outras ações, uma qualidade de vida melhor aos funcionários. Olhando não só para sua capacidade profissional, mas também para a saúde”.

Toda a ação faz parte da Política de Valorização do Funcionário, iniciativa do diretor executivo, Fanuel Fernando que no último mês levantou a bandeira pela prevenção ao câncer de mama em apoio ao Outubro Rosa. O diretor explica a preocupação da campanha este mês, devido ao quadro de funcionários da autarquia que compreende em 90% do sexo masculino.

“Não queremos perder nenhum funcionário, ainda mais por doença, pensamos no bem-estar dele e da família. Então, promovemos a ação aqui no Saae, porque alguns não têm compreensão da gravidade da doença por falta de acesso à informação e é necessário apresentar a importância de cuidar da saúde”.

O movimento do Novembro Azul surgiu em 2003, na Austrália com o nome de “Movember”. Já no Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de romper o preconceito masculino de ir ao médico e realizar o exame de toque. Isaías acredita que a iniciativa da autarquia pode auxiliar no entendimento do exame. “Eu achei a iniciativa muito boa, porque a gente pode parar um pouco para pensar quanto aos cuidados que a gente precisa ter com o nosso corpo e desmistificar algumas informações erradas que a gente tem”, pontua.