De Segunda à Sexta-Feira das 09h às 17h e Sábado de 9h as 14h

SAAE-BM expande o processo de Coleta Seletiva

 

Publicado em: 08/02/2019 15:58 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

A atividade realizada em 50 localidades do munícipio vai ampliar sua cobertura em mais 24, totalizando uma área de 74 bairros atendidos

O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) implantará neste mês de fevereiro, o aumento de regiões que receberão os serviços de coleta seletiva. Atualmente a autarquia atua em 50 bairros do município, durante toda a semana. Haverá a anexação de mais 24 bairros para que a cidade melhore gradativamente a qualidade do meio ambiente. 

O Gerente de Destinação Final de Resíduos Sólidos e responsável pela Coordenação da Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, detalhou a importância do descarte correto no processo. “No exercício da coleta seletiva, seleciona-se o material que ainda tem uma utilidade e se descarta o que não contribui mais para a sociedade. Portanto é efetuada a separação do lixo reciclável do não reciclável”, destacou.  

Sérgio ressalta que o Saae avançou no último ano e que a tarefa traz benefícios para as comunidades e contribui também com a geração de empregos. “Elevamos de 20% para 50% nossa abrangência na cidade de Barra Mansa. A coleta implantada fornece a população mais serviço, aumenta a quantidade de material reciclável o que colabora com a natureza e gera mais trabalho e renda para os catadores”, frisou. 

FORMAS DE SEPARAÇÃO - Para as pessoas que não sabem como realizar a separação dos resíduos, a CRS aconselha que a população faça da seguinte forma: O lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, devem ser acondicionados separadamente. Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo. É fundamental que o óleo de cozinha seja colocado em garrafas pet para a coleta seletiva.

Já o lixo orgânico, como restos de comida, cascas de frutas e legumes, deve ser disponibilizados para a coleta de lixo comum. Enquanto o lixo eletrônico, como monitores de computador, aparelhos celular, impressoras e afins devem ser descartados em empresas e cooperativas próprias na área de reciclagem deste tipo de material.

PROGRAMAÇÃO DA COLETA SELETIVA - A Coleta Seletiva funciona atualmente de segunda a sexta-feira. O serviço é efetuado criteriosamente dentro do horário estipulado, assim sendo, comerciantes e moradores devem disponibilizar o lixo reciclável para a coleta seletiva pelo menos cinco minutos antes do horário divulgado pela autarquia. Confira a programa completa de todos os bairros atendidos através do link: http://bit.ly/coletaseletivabm.

Para obter mais informações sobre a Coleta Seletiva e saber em quais locais, dias e horários o projeto funciona entre em contato com o Call Center (24) 3512-4333.