De Segunda à Sexta-Feira das 09h às 17h e Sábado de 9h as 14h

SAAE-BM recebe palestra sobre inclusão de deficientes no ambiente de trabalho

 

Publicado em: 15/02/2019 14:30 | Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação

Whatsapp

 

 

A palestra contou com a presença de voluntários da APAE-BM e do CEMAE 

O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) recebeu na sexta-feira, dia 15, uma palestra sobre inclusão. Os funcionários puderam ouvir experiências de pessoas com deficiência e suas histórias de vida. O evento contou com a presença de voluntários da APAE-BM (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e do CEMAE (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado).

A palestra foi ministrada pelo professor de Libras, Herison Ferreira. O tema principal foi a inclusão de deficientes no mercado de trabalho e o curso de Libras oferecido para os funcionários do Saae-BM. O professor falou sobre a importância de incluir a linguagem de sinais nos locais de trabalho. ‘’Quando você está aprendendo a língua de sinais, além de ampliar o seu vocabulário e aprender uma nova língua, você se torna acessível para uma pessoa que não teve acessibilidade.’’, salientou Herison. 

O diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando, avaliou a palestra como fundamental para familiarizar os funcionários com este tema que vem crescendo nas empresas. ‘’Essas palestras são de extrema importância para conscientizar e introduzir para os funcionários os direitos de acessibilidade e a respeitar as pessoas e suas deficiências.’’, enfatizou Fanuel.

A administradora e deficiente auditiva, Stella Carolina, também foi uma das palestrantes e destacou a relevância desse assunto nos ambientes de trabalho. ‘’Quando a gente consegue ver a pessoa ser diferente do outro e entender que precisamos respeitar e lutar para que esse preconceito venha acabar e que o desprezo com a acessibilidade não aconteça para que todos tenham a oportunidade de igualdade.’’, disse Stella. 

Para dar suporte e apoio a esta causa, o Saae-BM vem investindo em projetos e contratações que possam ajudar no atendimento a pessoas deficientes. A autarquia já formou turmas de funcionários e estagiários em Libras e contou com a contratação de uma estagiária fluente na língua para auxiliar no atendimento ao público.