Novas caçambas à disposição

Publicado em: 04/09/2019 11:20 | Fonte/Agência: Assessoria Saae Barra Mansa

Novas caçambas à disposição

Divulgação: Saae/BM

O Saae Barra Mansa terá 130 novas caçambas para recolhimento do lixo urbano. Os equipamentos foram cedidos pela Pioneira, terceirizada que presta serviços à autarquia.

Isaías Monteiro, servidor da Coordenadoria de Resíduos Sólidos (CRS) disse que, das novas caçambas, 50 já estão em uso, substituindo outras 50 das 70 antigas que irão ser reformadas e reutilizadas em breve.

A autarquia deverá receber mais 80 contêineres nos próximos meses.

Os equipamentos são fundamentais para o descarte responsável. Segundo levantamento da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU), anualmente, os seres humanos produzem aproximadamente dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos descartáveis.

Em Barra Mansa, o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), no bairro Km 3, recebe diariamente 750 toneladas. Jackson Rabelo, coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, em entrevista ao Boletim da Prefeitura, expande o entendimento sobre a importância do descarte consciente e pontua os ganhos financeiros:

“O tratamento adequado do lixo permite ao município parcelas maiores dos recursos do ICMs Verde (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação), afirmou na ocasião.