Programa Coleta Seletiva de Barra Mansa recebe primeiro lugar no estado

Publicado em: 13/09/2019 11:42 | Fonte/Agência: Diário do Vale

Barra Mansa – O Programa Coleta Seletiva de Barra Mansa recebeu o primeiro lugar do estado com 1,95% de recicláveis coletados. A informação foi divulgada na coluna da jornalista Berenice Seabra, do jornal Extra, do Rio. Para realizar a pesquisa, foram averiguadas as informações do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS-Ecológico).

Atualmente, 53 bairros de Barra Mansa contam com o serviço. A previsão é que, até o fim deste ano, outros 20 bairros sejam contemplados. Já para 2020, a expectativa é que o município tenha 100% da cobertura em Coleta Seletiva.

De acordo com o diretor executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa, Fanuel Fernando, esse reconhecimento é um grande ganho para o município, incentivando ainda mais os trabalhos e esforços.

– Queremos manter essa colocação. Vamos continuar trabalhando nos comércios e escolas, bairros, com intuito de atingir o maior número de pessoas possível e, por determinação do prefeito Rodrigo Drable, a autarquia vai investir ainda mais em equipamentos para facilitar esse trabalho – comemorou o diretor.

Para o responsável pelo Programa Coleta Seletiva, Sérgio Antônio da Silva, a população também é a grande responsável por essa conquista, pois, segundo ele, as pessoas estão cada vez mais conscientes de como descartar seu lixo de forma correta.

– Já estamos com a previsão de adquirir mais dois caminhões para que o projeto seja ampliado e fortalecido. Ainda há muito a avançar, mas estamos no caminho certo para isso – expressou Sérgio.

O coordenador de Resíduos Sólidos do Saae, Jackson Rabelo, explicou que apesar do destaque que o município teve, a porcentagem da Coleta Seletiva teve um aumento no meio do semestre e atualmente atinge a marca de 3,0%, que é a mesmo da média nacional.

– É importante que criemos hábitos conscientes, não apenas para alcançar um status, mas também para valorizar o meio ambiente. Quando exercitamos boas práticas ambientais, minimizamos diversos danos. Nosso objetivo até o fim do ano é atingir a marca de 10% de recicláveis coletados – concluiu.