De Segunda à Sexta-Feira das 09h às 17h e Sábado de 9h as 14h

Coleta de lixo eletrônico é iniciada em Barra Mansa

 

Publicado em: 25/09/2019 10:42 | Fonte/Agência: Diário do Vale

Whatsapp

 

Coleta de lixo eletrônico é iniciada em Barra Mansa

Toda a verba adquirida com os materiais será destinada a Apae e Coopcat (Foto: Chico de Assis-Secom PMBM)

 A coleta de lixo eletrônico do programa de Descarte Solidário será iniciado em cinco escolas municipais, na Subprefeitura da região Leste e em dois galpões, um no Distrito de Rialto e outro em Antônio Rocha. A ação foi iniciada nesta segunda-feira (23) e seguirá até a próxima sexta-feira (27). A atividade central de descarte acontecerá neste sábado (28), na Praça da Matriz de São Sebastião.

Durante a ação, a Guarda Municipal de Barra Mansa fechará a Rua Monsenhor Costa, que fica entre a Praça da Matriz e o Centro de Especialidade de Segurança Pública (Cesp). O Saae disponibilizará uma tenda com atividades e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, contará com a feira de artesanato.

Todo material será enviado para a empresa de reciclagem e-Coleta, em Minas Gerais. O valor da tonelada é de R$ 250 e a verba arrecadada será destinada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barra Mansa (Apae) e para Cooperativa de Catadores (Coopcat).

De acordo com o coordenador do programa Coleta Seletiva do Saae de Barra Mansa, Sérgio Antônio da Silva, o objetivo da iniciativa é retirar do meio ambiente o maior número possível de lixo eletrônico e reverter em verba para as instituições do município.

– Essa iniciativa visa muito mais que um retorno financeiro. Muitas pessoas não têm ideia de que esses materiais descartados de forma incorreta ocasionam grandes consequências negativas ao meio ambiente. Estamos confiantes de que conseguiremos mobilizar um grande número de pessoas – posicionou Sérgio.

Para o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, a parceria da Pasta com o projeto foi de mobilizar as unidades escolares para receber a iniciativa.

– Foi feito um levantamento e, segundo os dados coletados pela equipe, os locais onde essas unidades estão são os bairros com maiores índices de descarte de lixo eletrônico. Por isso estamos juntos nessa luta em prol ao meio ambiente – posicionou Ricardo.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, entra com a proposta de conscientizar os lojistas do município a fazer o descarte, como explica o secretário Agnaldo Raymundo.

– Estamos apresentando aos lojistas de Barra Mansa a sugestão de se envolverem nessa iniciativa. Acreditamos que teremos um bom resultado final – reforçou o secretário.

O presidente do Rotary Clube Alvorada de Barra Mansa, Mário Lúcio de Souza, solicitou que toda a população participe das ações, tanto nos espaços durante a semana, quanto na ação central, no próximo sábado.

– Já realizamos duas edições desse projeto, tivemos muito sucesso nas anteriores e esperamos que essa também seja. A iniciativa tem várias vertentes, como educativa e socioambiental, que coloca para todos a importância da questão dos cuidados com o meio ambiente. O Rotary entende a importância dessa iniciativa, partindo para a terceira edição – completou.

O programa de Descarte Solidário é uma iniciativa do Rotary de Barra Mansa e de Volta Redonda, com adesão da Prefeitura de Barra Mansa, por meio do Saee, com apoio das Secretarias de Meio Ambiente, Educação, Desenvolvimento Econômico e Guarda Municipal.

Escolas que são pontos de coleta

CM Clecio Penedo, Nova Esperança

O C. M. Ver. Paulo Basílio, na Vila Nova

C. M. Padre Anchieta, na Vista Alegre

C. M. Jahyra Fonseca Drable, no Distrito de Amparo

C. M. Bartolomeu Anacleto, no Distrito de Floriano